segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Antibióticos X Microbiota Intestinal

Oiiii!!!! Tudo certo?!

O post de hoje é sobre a microbiota intestinal. Porque vou falar sobre isso? Porque devido ao meu uso de antibióticos por causa da tuberculose (já estou há 11 meses os utilizando, isso porque não é uma bactéria multi-resistente não! Muito provavelmente por causa dos remédios biológicos que utilizei para artrite reumatoide) o meu intestino deu revertério se é que vocês me entendem!!! Ahahahaha. Trocando em miúdos ......... tive muita diarreia.

Na verdade, quando comecei o tratamento para tuberculose já fui alertada sobre possíveis desconfortos intestinais e diarreias. Depois de um tempo comecei a pesquisar no que isso implicaria. Vi muitos relatos sobre o uso de antibióticos e a possível morte da microbiota intestinal. Esses medicamentos costumam ser muito fortes e, além de matar a bactéria para o qual são destinados, também acabam matando parte das bactérias que vivem no intestino, gerando um desequilíbrio.

A microbiota intestinal é fundamental para o equilíbrio do organismo. Ela ajuda na proteção contra a penetração de microrganismos patógenos, contribui na integridade da mucosa intestinal, fortalece a imunidade, digere determinados alimentos que os ácidos do estômago não conseguem digerir, ajuda na produção de algumas vitaminas, ou seja, existem várias funções. 

Depois de meses tomando antibióticos e tendo muita diarreia fui a farmácia e pedi algo para tomar para poder repor essas bactérias, porque a probabilidade de muitas terem morrido era alta! Claro que também pesquisei na internet! Eu comprei uma caixa com 10 bastonetes. Cada um com 5mL de probiótico de esporos de bacillus clausii em suspensão.


Realmente ajudou bastante. Tomei uma caixa, a diarreia parou por um tempo. Quando começou a voltar tomei de novo mais 4 bastonetes. Eu tomei a enterogermina do laboratório sanofi. Ele não tem gosto de nada. Dentro tem as instruções de uso, nada de complicado.





Esses probióticos também precisam dos prebióticos. Esses prebióticos são os alimentos dos probióticos, por isso é bom pesquisar quais os alimentos que devemos ingerir ou até mesmo tomar para ajudar nesse processo. E com certeza consultar um médico!!