segunda-feira, 4 de julho de 2016

Hidroterapia e Pilates

Gentemmmm.........quero compartilhar com vcs algo que mudou minha vida!!!!! A HIDROTERAPIA E O PILATES!!!

Em 2014 foi um ano cabuloso (vcs lembram dessa gíria né?!! Dos anos 90, ahahahhhah) pra mim. Tive minha maior crise da artrite reumatoide, só ficava na cama e estarrada no sofá. Por conta disso, acabei indo consultar com um médico em Curitiba/PR, que disse que seria muito bom se eu fizesse alguma atividade física, como pilates e hidroterapia. Comecei com o pilates, que me ajudou bastante, e quando acrescentei a hidroterapia, nossa!!!! Minha mobilidade aumentou muito!!! Para se ter noção, meu fator reumatoide chegou a 517, apesar disso, minha mobilidade continuou (o normal do FR é até 14), então vcs podem imaginar minha dor.

Comecei primeiro com o pilates, no começo não gostava muito, mas depois vi que era por causa da professora, pois depois que ela saiu entrou outra que fez a total diferença - gente.... o professor realmente faz a diferença! - Depois de quase um ano fazendo pilates, fuçando na internet, descobri que o CEFID - Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desporto, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC possui o projeto Artrativa - "programa de hidrocinesioterapia específico para portadores de artrite reumatoide, adequado às limitações e necessidades decorrentes da doença, associado a um acompanhamento clínico laboratorial". Peguei o telefone e liguei, consegui vaga para o segundo semestre de 2015. Na verdade para um mês depois que liguei :).

Gostei muito, pois como o projeto é específico para a doença, ele se torna mais eficiente. A equipe é muito atenciosa, realmente se preocupam com a gente!!! A água da piscina sempre tá quentinha.......quando estou com dor fico imaginando aquela água quentinha, me arrumo e vou.....porque sei que será melhor ir com dor e aproveitar a água quentinha e as atividades - dentro do meu limite é claro!!! - do que ficar em casa remoendo a dor, o que não vai ser nada útil.

A vantagem de participar do projeto é que temos com quem compartilhar nossa dor, além de melhorá-la, porque nem todos entendem como ela é. E como dizem "DOR COMPARTILHADA É DOR DIMINUÍDA".

O Projeto Artrativa é gratuito e é só entrar em contato com eles para ver se vc está apto a fazer e se tem vagas.


Grupo de Hidroterapia - ARtrativa/CEFID.




Nenhum comentário:

Postar um comentário