terça-feira, 19 de setembro de 2017

Cálcio X Artrite Reumatoide

Hoje vou dar uma dica para vocês!!!

Fui em um congresso de reumatologia nesse ano (setembro/2017) e lá tive uma palestra com duas reumatologistas - dra. Helenice Alves Teixeira (DF) e dra. Wanda Heloísa Rodrigues Ferreira (RJ). Ambas frisaram muito a necessidade do cálcio. Isso me chamou a atenção, porque nunca tinha prestado atenção nisso.

Primeiro vou fazer um resumo básico sobre a osteoporose. Porque acho melhor entendermos o que é para podermos tratar e/ou prevenir.

A osteoporose é a perda muito acentuada da massa óssea. Geralmente associada ao envelhecimento. Quando ocorre uma perda menos acentuada da massa óssea denomina-se osteopenia.

Os nossos ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio. Que vivem em constante processo de renovação, através de células chamadas osteoclastos, encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas e também, os osteoblastos, que têm como função produzir novos ossos. "Esse processo permanente e constante possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas e explica por que a mais ou menos a cada dez anos o esqueleto humano se renova por inteiro".

Apesar disso, ao longo dos anos esse processo se altera. A absorção das células velhas aumentam e a de formação de novas células ósseas diminui. Os ossos se tornam mais porosos, perdem resistência.

Mas porque estou falando sobre isso? Porque portadores de doenças crônicas, reumatológicas e que façam uso de cortisona, entram para os grupos de risco dessa condição.

Exemplos de alguns grupos de riscos associados a osteoporose:
  • pele branca;
  • histórico familiar de osteoporose;
  • vida sedentária;
  • baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D;
  • fumo e/ou bebida em excesso;
  • doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma;
  • deficiência na produção de hormônios;
  • medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
  • baixa exposição à luz solar;
  • imobilização e repouso prolongados.

Os portadores de artrite reumatoide acabam se encaixando em vários desses grupos de risco. Pois devido a doença eles não são mais ativos como antes, se tornando mais sedentários. Acabam tendo repouso mais prolongado e imobilização. No meu caso, ainda me encaixo em outros grupos, como pele branca e baixa exposição solar.

Então fica a dica!! converse com o seu médico....peça exames de densidade óssea e cálcio. Fique atento! A osteoporose é uma doença silenciosa...quando você perceber o estrago já pode ter sido feito.

Uma dica que a reumatologista deu na palestra para ver se o cálcio comprado em cápsulas é realmente absorvido pelo corpo é colocá-lo em um copo de água e deixá-lo por 45 minutos. Se ele for totalmente dissolvido e a água ficar totalmente transparente é porque ele é de boa qualidade e será todo absorvido. Agora se a água ficar turva e com pequenas partículas, ele não será absorvido pelo corpo e é de péssima qualidade.

As palestrantes deixaram bem claro que na verdade é muito melhor adquirir o cálcio através dos alimentos do que por suplementação. Como por exemplo em um copo de leite, de iogurte, queijos, etc.

NUNCA TOME SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO SEM FALAR COM O SEU MÉDICO.

Alguns sintomas podem ajudar a ir procurar um médico mais rápido. Tais como:

  • Dor e sensibilidade nos ossos e nas articulações; 

  • Dor lombar e no pescoço, por causa de lesões na coluna;
  • As lesões na coluna também podem causar a curvatura da postura e deixar os ombros “caídos”;
  • Diminuição da estatura, por causa dos danos aos ossos;
  • Deformidades.


                      Fonte: google imagens.        Osso normal    Osso com osteoporose.






2 comentários:

  1. Tome cloreto de magnésio, é barato, natural e sem contra-indicação. Aliás, a única contra-indicação é se você tiver insuficiência renal, se faz hemodiálise. Isto porque o excesso de magnésio é eliminado pela urina e no caso da hemodiálise ele não é eliminado. Tome 50 ml (um copinho de café) 3 vezes ao dia. Procure no Youtube um vídeo do Dr. Luiz Moura. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato! Eu conversei com o meu médico e ele me informou que muitas questões relacionadas ao cloreto de magnésio não procedem. Não possuem estudos científicos que comprovem a sua eficácia. Por isso é sempre bom conversar com o seu médico antes de tomar alguma medicação, mesmo que não necessite de receita. 😉

      Excluir